skip to Main Content

ATENDIMENTO: (41) 3117-6688 / 99277-1156 (SAC) (41) 99137-0832

Dias Frios: 5 Dicas Preciosas Para Dar Banho No Bebê Durante O Inverno

Dias Frios: 5 Dicas Preciosas Para Dar Banho no Bebê Durante o Inverno

Dias Frios: 5 Dicas Preciosas Para Dar Banho no Bebê Durante o Inverno

A Hora do banho é um marco na rotina de uma casa com bebê, especialmente quando se trata do primeiro filho. Preparação, medir a temparatura da água, separar a troca de roupa, esperar a chegada do marido ou ajudante para auxiliar, choro, paciência. Essas são as sequências diárias para deixar o bebê ainda mais cheiroso e limpinho. Nos dias mais frios a preocupação com a segurança e o conforto do bebê se intensificam. Alguns bebês choram mais, alguns tremem demais, papais e mamães ficam com o coração na mão nessa hora que é pra ser tão gostosa. Mas será que sempre tem que ser assim? Será que dá pra diminiur o sofrimento do bebê e consequentemente o dos pais?

A boa notícia é que dá sim para melhorar o conforto do bebê com dicas práticas e bastante simples de se aplicar! Separamos 5 dicas preciosas para ajudar você a dar banho no bebê durante o inverno sem sofrimento.

São elas:

1 – Horário do banho e temperatura do ambiente

Nem todo mundo tem em casa climatizadores ou aquecedores para controlar a temperatura do ambiente onde o banho será dado. Esses itens estão bastante acessíveis e se você mora em uma região mais fria vale a pena sim investir em um aquecedor. Se você mora em uma região com temperaturas bem definidas, vale muito a pena investir em um climatizador que tenha ar quente e frio. É claro que você terá aumento no gasto de energia elétrica ou consumo de gás.

No entanto, algumas pessoas não podem ou não querem adquirir mais um eletroportátil para casa e está tudo bem. Pensando nessas pessoas, resgatamos aqui uma dica de vó e bisavó: dê banho mais cedo! Sabemos que muitas famílias associam o banho a rotina do sono noturno ou ao tempo que o pai dedica ao bebê. Entretanto, em dias frios, opte por dar banho no bebê entre às 10h e às 14h.  Nesse período do dia as temperaturas são mais altas em relação às temperaturas do início da manhã e do fim do dia.

E se ele fizer mais cocô durante o dia? Provavelmente ele fará mesmo. Nesses casos, use algodão e água morna para limpá-lo ou lave só o bumbum com água morna e sabão.

2- Prepare o ambiente

Você já deve estar cansada de ouvir, mas preparação é tudo! Feche portas e janelas para evitar correntes de ar e deixar o ambiente mais quentinho. Se for dar banho no banheiro, aproveite o vapor da água para esquentar ambiente enquanto você enche o balde ou a banheira. A temperatura da água deve estar entre 36 e 37° C. Existem termômetros próprios para o banho do bebê. Contudo, você pode testar a temperatura com o dorso da mão ou com o cotovelo.

Do mesmo modo como você está atenta à banheira e à temperatura da água, deixe tudo o que for usar no jeito. Separe a toalha, a fralda, a meia, o macacão, as luvinhas, o gorro, o pente, a haste flexível. Deixe de um jeito que seja prático e rápido para pegar cada um dos itens. A ideia é que nos dias frios, o processo do banho seja mais rápido.

3-Tipo de Banho

Existem várias alternativas para o banho do bebê: banheira, balde, ofurô ou chuveiro. Considere a opção onde o corpo do bebê vai ficar mais imerso em água. Entrar na ducha com o bebê no colo é super legal, mas deve ser reservado aos dias mais quentes. Banho de chuveiro na maioria das vezes deixa o corpinho do bebê mais exposto. Dependendo do ofurô ou balde, o volume de água também tem que ser reduzido. Nesses casos o tronco do bebê fica fora d’água. Se você consegue climatizar o ambiente deixando-o quentinho, pode escolher qualquer uma das opções. No entanto, se climatizar o ambiente não é o seu caso, opte pela tradicional banheira.

4-Deixe a cabeça para o final

É o contrário do que costumam ensinar, não é mesmo? Nos dias frios, experimente deixar para lavar a cabecinha do bebê no final do banho. A cabeça do bebê corresponde a quase 1 terço do seu tamanho. Em dias muito frios quando a gente lava a cabeça do bebê já no começo do banho essa parte do corpo tende a ficar gelada. Isso ocorre porque a cabeça não fica em contato com a água quentinha da banheira. É lógico que você não vai usar a mesma água que lavou o corpinho e o bumbum para lavar a cabeça e o rosto do bebê. Prepare uma bacia ou bowl para lavar a cabeça depois que o bebê já estiver com o corpo enroladinho na toalha.

5- Use toalhas que envolvam

A toalha tem que estar em acesso rápido para quem está dando banho no bebê. O bebê não pode ficar muito tempo fora da banheira com o corpo descoberto. A toalha avental é uma excelente opção para quem vai dar banho sozinho no bebê. Ela fica no seu pescoço e é só puxar a barra, vestir capuz na cabeça do bebê e cobri-lo. Você enrola ele no seu colo mesmo e já sai abraçada com o bebê.

Para quem não tem a Toalha Avental, uma toalha de banho que envolva o bebê, absorva a água e deixe a pele do bebê sequinha sem machucar é a melhor opção. A toalha ideal precisa ser generosa, abraçar como um Colo de Mãe. Porque para fazer a transição de um ambiente para outro, o bebê não pode ficar exposto para não sofra choque térmico.

Agora ficou fácil, não é mesmo?

Com todas essas dicas, o banho do seu bebê vai ficar muito mais gostoso! Mas caso ache que o dia está excepcionalmente frio e prefira pular o banho, fique tranquila. Recém-nascidos não tem necessidade de banho diário. Nós brasileiros que adoramos um banho.

 

Ficou interessado em saber mais sobre a toalha avental? Clique aqui para conhecer esse item que é o preferido das gestantes que estão completando a lista de enxoval.

Quer ver de perto as toalhas bebê com capuz da Colo de Mãe? Quem tem uma não usa outra, saiba o porquê aqui!

Agora, se seu filho já está crescidinho, você precisa conhecer as toalhas gigantes da Colo de Mãe. Elas são campeãs de venda em todo o Brasil! Veja aqui.

como cuidar do umbigo do bebê Colo de Mãe

 

 

Temos um post sobre esse que é um assunto tão delicado para papais e mamães de primeira viagem: Como cuidar do umbigo do bebê. Leia também

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Back To Top