skip to Main Content

ATENDIMENTO: (41) 3117-6688 / 99277-1156 (SAC) (41) 99137-0832

O Efeito Sofia – A História De Uma Guerreira

O Efeito Sofia – A História de uma Guerreira

Esse ano de 2020 tem sido de fortes emoções. Na Colo de Mãe não está sendo diferente. Vou compartilhar uma história que aconteceu nos bastidores da nossa empresa esse ano. A Colo de Mãe e a Areté Fotografias dividem uma casa verde. A nossa “Green House” é um pouco empresa, um pouco coworking, um pouco nossa casa mesmo, ou era, até antes da pandemia. Lá nós temos uma mascote, a Sofia (ou Sofi, para os íntimos), filha dos proprietários da Areté Fotografias, o Dani e a Mi. Em 2019, a Sofi teve uma série de episódios de dor de cabeça, vômito e mal estar. A Mi e o Dani rodaram a cidade toda atrás de um diagnóstico e uma solução. No começo de janeiro de 2020 descobrimos o que era, um tumor enorme no cerebelo. Toda essa história foi contada no Viver Curitiba pela Mi, a mãe guerreira da nossa guerreira Sofia. Veja a página 58, mas a revista inteira está inspiradora! Passa lá pra ler nesse link História da Sofia. E se já foi contata, por que contar novamente? Porque hoje conto para você a história dos bastidores e seus desdobramentos, o Efeito Sofia.

Não conheço outra criança tão especial quanto a Sofia. Menina inteligente, estudiosa, questionadora, carinhosa e muito, mas muito preocupada com o próximo. Sofia é o tipo de menina que sai a noite para distribuir comida para os moradores de rua e, enquanto os alimenta, para e conversa. É preocupada e observadora, sempre pronta para ajudar. Adora escrever e distribuir bilhetinhos. Uma criança sem maldades, um ser de luz. Um presente na vida de todos que tem o privilégio de conviver com ela. Conheci Sofia em 2015 e minha conexão com ela foi imediata, mas fortalecemos nossos vínculos com a convivência na Green House.

No dia 18 de janeiro de 2020 ela passou o dia na minha casa enquanto seus pais trabalhavam. Saiu daqui para fazer o exame que detectou o tumor no cerebelo. Quando a Mi me avisou por mensagem que descobriram algo no cerebelo dela e que do laboratório foram encaminhados direto para o Hospital Pequeno Príncipe, um buraco se abriu em meu peito. Meu marido e eu saímos de madrugada para levar algumas coisas para elas passarem a noite no hospital, levamos o lanche que Sofia tanto queria e trouxemos o Dani conosco. Só uma pessoa estava forte naquele momento: a Milena. Quando todos desabaram, a mãe da Sofi continuou em pé, lutando e confiante. Que exemplo. Quanto admiração sinto por ela. E com a mãe forte, Sofia se fortaleceu, tinha certeza que estava ali só para resolver um assunto e em breve estaria de volta para a sua vida normal.

Pela minha cabeça passaram muitas de coisas, desde desacretitar até me desesperar. Pedia a Deus a cura da Sofi por ela, mas também por mim, pelos seus pais, por todos que a conheciam. Não faria sentido uma vida sem Sofia. Por um momento pensei no pior. E o que eu faria se isso acontecesse? O que eu faria com os pais da Sofia? O que eu faria com a Green House, nossas empresas e nossos funcionários? A vida sem Sofia não era uma opção. Ela ficaria boa, perfeita, curada.

A partir do dia 19 de janeiro de 2020 uma forte rede de amizade, orações e pensamentos positivos se formou. Um grupo oficial no whatsApp com 250 pessoas e muitos grupos paralelos com 20, 30 pessoas. Todos queriam saber da Sofia, todos rezavam e pediam orações por ela, por sua saúde, por sua pronta recuperação. Enquanto se recuperava no hospital, Sofia e seus pais traçavam metas para o futuro, o que fariam depois que saíssem dali, como seria a festa de aniversário (beneficiente, já estava decidido), o que ela gostaria de comer (essa lista era enorme!), quem ela queria ver. Durante os 31 dias em que ficou internada, Sofia recebeu mimos, mensagens, lembranças, presentes e muita comida! Toda hora algo chegava para ela no hospital. As visitas revezávam-se na recepção. Todo mundo queria saber como ela estava. Todos queriam fazê-la abrir um sorriso. Todos os funcionários do hospital sabiam a história da Sofia. Na Green House, não sabíamos como agir sem nossa mascotinha por lá. Não fazia sentido algum aquela casa tão silenciosa. Qualquer mensagem recebiada com novidades era imediatamente repassada e cada vitória era comemorada por pessoas das mais variadas cidades, estados e até países. Sofia uniu pessoas de todas as religiões, e até pessoas sem religião alguma, todos torcendo pelo seu bem, todos sonhando seus sonhos futuros juntos.

Sofia voltou, inteira, perfeita. Contrariando todos os prognósticos, não houve nenhuma sequela. Um milagre do tamanho da luz que nossa pequena Sofia produz e compartilha. Acredite ou não, assim que Sofia saiu do hospital, sua irmã canina, a Nina, teve todas as sequelas que uma pessoa com o tumor que a Sofi teve deveria apresentar: falta de equilíbrio, tontura, desmaio… Dizem que os animais pegam para eles as doenças dos seus donos. Nina hoje é uma estrelinha que brilha lá no céu.

Milena, Sofia, Daniel e Nina

A vida normal tão almejada por Sofia não veio assim, como ela queria. Primeiro, ela teve que ficar em “quarentena” para se proteger devido a gravidade do tumor e ao volume de antibióticos a que foi submetida. Na sequência a pandemia de coronavírus invadiu nosso país. Reclusa em casa com os pais, Sofia tem aproveitado ao máximo o convívio com eles, sua nova rotina de estudos e sua nova cachorrinha, a Pipa. Pipa era um dos sonhos sonhados no hospital.

Os planos de comemorar seu aniversário pareciam ter ficado para o próximo ano. Mas aí, aí a Mi entrou novamente em ação. As escondidas, a Mi organizou uma super festa nos moldes do “novo normal”. A lista de convidados foi feita pela Sofia para a festa de 2021. Mal sabia ela que a festa seria hoje, 07 de junho de 2020, um dia antes do seu aniversário. A decoração contratada foi montada na calçada, em frente a sua casa. Os convidados reuniram-se em seus carros numa rua próxima e quando a Mi deu o sinal, uma carreata de alegria, compaixão e união se iniciou. Os presentes: alimentos e ração para doação.

 

Foi lindo de ver. A emoção de Sofia quando a carreata de aniversário começou comoveu a todos os participantes. Ela não acreditava no que estava vendo. Todos os que estavam ali sabiam que aquele era o momento de comemorar a vida. Nos novos ou nos velhos moldes, o sonho de Sofia acalentou nossos corações. O aniversário de 12 anos de Sofia foi um presente para todos que participaram da celebração, mas ainda vai se desdobrar em muitos sorrisos. O Efeito Sofia multiplicou o amor e a solidariedade. Foram arrecadados 202 Kg de ração, 16 cestas básicas, 44 kg de farinha de trigo, 63 kg de arroz, 35 pacotes de macarrão, 25 kg de açúcar, 24 kg de feijão, 6 pacotes de bolacha, 5 kg de sal, 5 pacotes de café, 21 litros de leite, 8 litros de óleo, 13 kg de fubá, 16 escovas de dente, 10 creme dental, 10 desodorantes, 1 sabão em pó, 10 pacotes de absorvente, 12 sabonetes, 10 molhos de tomate e 11 diversos (gelatinas, maionese, chá, leite condensado, creme de leite).

Num momento em que nos sentimos tão perdidos, abandonados, sem chão devido às mudanças que a pandemia provoca em nossas vidas, hoje Sofia fez de nós um pouco Sofia também. Com crianças como ela em nosso país, ainda há esperanças.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cassiana Bassetto

Bacharel em Moda, pela UDESC

Pós-graduada em Artes Visuais pelo SENAC/PR

Fundadora da Colo de Mãe

Entusiasta da escrita, da arte e da infância.

 

This Post Has 10 Comments
  1. A história da Sofi é muito linda. Exemplo de amor, amizade, perseverança e fé. Esse aniversário ela nunca vai esquecer. Parabéns querida Sofi, tomara que possamos nos abraçar da próxima vez que eu for pra Curitiba. ❤️

  2. Impossível não se emocionar com esse depoimento! Obrigada por tanto carinho pela nossa princesa! Você é maravilhosa!

  3. Que linda matéria!
    Ah princesa Sofi, inspiração pra todos nós.
    Guerreira e muito iluminada por Deus.
    Viva a Sofi!!!! Que Deus continue te iluminando e te usando pra tocar o coração de muitas outras pessoas.

  4. Eu desejo que Sófia fique bem e que ela continue com essa luz e que Deus continue abençoando e protegendo ela sempre. Não te conheço mais tenho uma admiração enorme por vc E torço muito para que daqui para frente vc tenha muitas coisas para celebrar e comemorar. Viva Sófia

  5. Impossível não se emocionar lendo esse texto maravilhoso, nos faz lembrar de cada dia vivido em meio aquele turbilhão de emoções, esperança, fé… Viva nossa Sofi!!!
    Cassi, sempre arrasando nas palavras!

  6. A Sofi é maravilhosa!!! Foi emocionante participar deste niver e acompanhar toda a trajetória desta guerreira. Que Deus abençoe grandemente esta família linda!!❤❤❤

  7. Adorei… diriacquecevuma verdadeira carta de amor..sentindonde fato o colo de mãe …como e o título. Me emocionei…e feliz por ter está história verídica que daria um filme baseado em fatos reais..e que existem milagres acontecendo a nossa volta.
    Gosto.muito de teatro…acjo até que foubescrever uma peça .baseada nestes fatos.. Parabéns pela sua iniciativa.

  8. Que linda história de vida e amor, PARABÉNS SOFIA …. que Deus te abençoe hoje, seu aniversário, e por toda a vida!

  9. Linda matéria. Quem conversar alguns minutos com Sofia, imediatamente vai perceber o quanto ela é especial, educada, gentil, perspicaz, doce. Realmente iluminada. Que honra ser tio dessa menininha guerreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Back To Top