5 Dicas Fundamentais sobre Cabelo e Gestação
Cabelo e Gestação: 5 dicas fundamentais para não sofrer com seu cabelo na gestação e durante a amamentação
Ahhh… o cabelo e a gestação. Existem muitas dúvidas envolvidas nesse tema.
Para algumas mulheres, isso cabelo não é problema. No entanto, algumas gestantes tem momentos de tensão ao olharem para o espelho e não se identificaram. Se antes eram frequentadoras assíduas de salões e adpetas de todas as quimícas disponíveis, com a gravidez tudo muda. Gestantes e lactantes não devem usar produtos químicos muito fortes no cabelo. Mas como se reconhecer no espelho? Como continuar saindo e se sentir bonita com sua imagem?
Motivados por essas questões conversamos com Ednelson Lorenzetti, Hair Stylist e Visagista, fundador do Studio Lorenzetti Concept. Neste post você encontrará 5 dicas fundamentais para não sofrer com seu cabelo na gestação e durante a amamentação.
1- O que uma mulher que planeja engravidar deveria fazer para não ter problemas com tintura?
Se você tem a raiz escura e descolori os fios, a opção é escurecer todo o cabelo, ou fazer mechas da cor do cabelo natural diminuindo a quantidade de fios claros. Com isso terá menos contraste entre a raiz e o comprimento.
Caso tenha fios brancos, fazer mechinhas fininhas para disfarça-los também é uma boa opção, desde que não deixe o produto ter contato com a o couro cabeludo. Produtos químicos nunca devem ser aplicados na raiz, eles caem na corrente sanguínea e podem ser nocivos para o bebê.
Nunca faça coloração ou outra química antes de consultar o seu obstetra.
2- Existe alguma alternativa viável para diminuir o volume dos cabelos na gestação?
Quem está acostumada com fios lisos deve investir em tratamentos hidratantes. Hidratação, nutrição, reconstrução fecham a cutícula dos cabelos e deixam o aspecto mais disciplinado. Você pode também manter o cabelo escovado e utilizar o Dry Shampoo (shampoo a seco) para controlar a oleosidade.
3- Franja é uma opção para a mulher que acabou de ganhar um bebê?
Cortes de cabelo para grávidas devem unir estilo e praticidade. Os estilos mais retos exigem menos manutenção e permite prendê-los. A franja não é a melhor opção, pois exige corte constante para mantê-la no lugar. O corte ideal é aquele que a gestante se sinta confortável.
4- Alguma dica para a puérpera que tem cabelo oleoso?
Assim que o bebê nasce a dinâmica da família fica mais complexa e as mulheres reclamam que mal tem tempo para tomar banho quanto mais, lavar os cabelos. Para contornar a oleosidade do couro cabeludo, aposte no shampoo para cabelos mistos, que remove a oleosidade da raiz enquanto hidrata as pontas que podem ficar secas. O Dry Shampoo também é um ótimo aliado no controle da oleosidade, podendo espassar mais as lavadas.
5- Existe algum corte mais prático para a mulher que acabou de ganhar o bebê?
Os cortes mais curtos são os mais pedidos, muitas mamães resolvem deixar o cabelo mais curtinho por diversas razões: cabelos curtos são mais práticos, rápidos e fáceis de cuidar.
Gostou desse post? Talvez você também goste desse sobre Medicamentos na Gestação
E deste também: 3 Itens Colo de Mãe para um Quarto Montessoriano
Ednelson Lorenzetti
Hair Stylist e Visagista
Proprietário do Studio Lorenzetti Concept