Árvore de Natal em família
Você já deve conhecer a canção: Vem que está chegando o Natal! Pois então, a época mais encantadora do ano está se aproximando e com ela a deliciosa fase de enfeitar a casa, principalmente montar a árvore de Natal com a família. É hora de tirar as caixas de enfeites de cima do guarda roupas, fazer atualização do que está faltando e preparar um dia especial para a montagem da árvore de Natal com a família. Sem dúvida esse pode ser um momento cheio de significado para vocês, um tempo especial para criar memórias alegres e estreitar laços familiares.
Quando montar a árvore de Natal?
Segundo a tradição cristã católica, a data correta para montagem é no primeiro domingo do Advento – quatro domingos que antecedem o Natal. Em 2020, o dia correto seria 29 de novembro.
Você consegue esperar até lá? Caso sua família não compartilhe da tradição católica, vocês podem iniciar a montagem da árvore de Natal logo na segunda quinzena de novembro. O que vai definir a data correta será sua paixão pelo Natal e os momentos divertidos que envolvem toda essa preparação.
Como deixar as crianças participarem?
Você tem muitos planos para a montagem da árvore de Natal com a família, mas ao mesmo tempo sente um arrepio de pensar que esse momento mágico pode se transformar em birra e choro. Calma, tudo pode ser resolvido com um pouco de planejamento e adaptação.
1 – A primeira dica é: adaptar as expectativas a sua realidade.
Não espere que uma criança pequena não fique ansiosa por mexer nas lindas e brilhantes bolas vermelhas, ou nas luzinhas que piscam encantadoramente. Saiba que se nós adultos ficamos empolgados com esse momento, muito mais nossas crianças.
2 – A segunda dica é: escolha os materiais corretos.
Aquela linda árvore de Natal com bolas de vidro, ou com enfeites super delicados, talvez precise esperar alguns anos para decorar a sua sala. Se sua realidade envolve crianças pequenas, prefira materiais que não quebrem com facilidade. Enfeites mais resistente ajudarão a reduzir o estresse de toda a família.
Para famílias com bebês pequenos a dica é abusar das árvores feitas com feltros. Existem modelos lindos e seguros para essa faixa etária disponíveis para compra. Se a ideia é que as crianças participem com alegria de todo o processo de montagem da árvore de Natal é imprescindível que tenha segurança e tranquilidade.
3 – A terceira dica é: prepare todos os materiais que serão usados na montagem com antecedência.
Não deixe para desenrolar as luzinhas enquanto as crianças já estão desesperadas para vê-las brilhar. Imagine a cena e todo o estresse que ele pode gerar. A dica é aproveitar um momento longe das crianças para checar os itens de decoração e já deixar encaminhado para que na hora da montagem você possa conduzir a “festa” com menos preocupações.
Criando memórias felizes
O mais importante em todo o processo da montagem da árvore de Natal em família é lembrar que esse momento irá ficar gravado para sempre na memória de vocês. Pensando nisso talvez você possa ser flexível quando a decoração não ficar plenamente perfeita naquele momento que seu filho pequeno está escolhendo o lugar para pendurar os enfeites. E até consiga rir quando perceber que só um cantinho da árvore tem bolas vermelhas. O importante é a qualidade do tempo que vocês estão desfrutando.
Então, quando for montar a árvore de Natal com sua família, aproveite para contar histórias engraçadas que viveram juntos. Histórias de como os pais se conheceram ou sobre o dia que cada filho nasceu. Se vocês guardam enfeites especiais, conte a história de cada um deles.
O Natal não é sobre ter a decoração mais perfeita e alinhada, ou sobre tudo estar no lugar certo o tempo todo. Natal é sobre vida e esperança, sobre estar junto com quem a gente ama. Natal é sobre dar valor ao que realmente é importante.
Gostou desse post? Talvez você também se interesse por esses:
Diversão em Família, dica para o Natal
Dicas para viajar com crianças: segurança e diversão
Vai viajar no Natal? Conheça os itens Colo de Mãe ideais para viagens – Aqui –