(41) 3117-6688       (41) 99277-1156       SAC (41) 99137-0832
You are currently viewing Desfralde noturno: como lidar com o xixi na cama?

Desfralde noturno: como lidar com o xixi na cama?

Desfralde noturno: como lidar com o xixi na cama?

Durante o dia aquela alegria, já durante a noite… Uma dúvida muito comum é quanto a fazer o desfralde noturno junto com o diurno ou não. Uma questão muito pertinente já que é comum crianças não desfraldarem dos dois períodos ao mesmo tempo. Então vamos entender um pouco mais sobre o desfralde noturno e as escapadas de xixi na cama?

Quando fazer o desfralde noturno?

A dica de ouro no desfralde é perceber os sinais que a criança dá quando já está pronta para o processo. No caso do desfralde noturno, o principal sinal é notar a fralda seca quando a criança acorda. E, principalmente, por vários dias seguidos. Geralmente isso acontece porque ela já consegue segurar o xixi por algumas horas e isso pode ser notado durante o dia também. Outro sinal é um desfralde diurno bem-sucedido, sem intercorrências de escapes. Ou a criança pedindo para não usar fraldas a noite.

Percebendo os sinais positivos, converse com a criança. Lembre-se que é muito importante ela participar ativamente do processo de desfralde. Explique que ela irá dormir sem a fralda e que pode acordar com vontade de fazer xixi e chamar por ajuda. Então inicie o desfralde com tranquilidade, acolhimento e paciência.

E se amanhecer com o colchão molhado, o que fazer?

Nem todo desfralde noturno acontece com facilidade. Escapes podem acontecer no processo. até mesmo uma dificuldade real de segurar o xixi durante a noite. A primeira coisa a fazer é acolher a criança e não deixar com que ela se sinta envergonhada. Proteja o emocional do seu filho. Lembre-se que escapes de xixi enquanto se aprende a segurar, é normal.

Algumas dicas podem ajudar nesse momento:

– Evite líquidos pelo menos 2 horas antes de dormir.

– Aproveite o verão para fazer o desfralde, nessa época transpiramos mais além de ser bem mais fácil de sair da cama para ir ao banheiro do que no inverno.

– Estabeleça a rotina de fazer xixi antes de ir para cama.

– Ilumine o caminho da criança até o banheiro.

– Converse, converse e converse com a criança. Com paciência e acolhimento ouça o que ela tem a dizer, se algo a incomodou ou amedrontou durante a noite, se chamou os pais ou não.

– Use shorts de desfralde para pequenos escapes. Muitas vezes, a criança se assusta com a cama molhada, mas consegue perceber quando começam a vazar as primeiras gotinhas.

– Comemore as pequenas conquistas. Crie quadros de incentivo, adesivos de premiação e tudo mais que ajudar no reforço positivo.

Xixi na cama depois do desfralde noturno, e agora?

Quando tudo ia a mil maravilhas, eis que amanhece um colchão molhado, e agora? Tenha calma e aja com naturalidade. Xixi na cama é considerado normal quando acontece até uma vez por mês em crianças antes dos 5 anos de idade e cerca de 10% delas terão alguma dificuldade relacionada aos 6 anos de idade. A porcentagem cai enquanto a criança vai crescendo e apenas 5% chegam aos 10 anos fazendo xixi na cama.

Fique atento se foi uma escapada ocasional ou se é um problema recorrente e não tenha vergonha de pedir ajuda profissional. Com afeto e cuidado, ao seu tempo tudo estará resolvido.

 

Deixe um comentário

0
×
×

Carrinho

Open chat