Pesquisar

Quebra-cabeça para crianças e adultos: desafios e benefícios

Montar quebra-cabeças além de ser uma atividade super divertida tem muitos benefícios. Essa é uma excelente opção de atividade para crianças nessa última semana de férias. Já que nas férias de inverno, nem sempre viajar é uma opção.

Muitas vezes, esses dias de férias de julho são dias de se desdobrar para atender as crianças que estão de férias em casa, trabalhar e arranjar uma folguinha para um passeio. Além disso, trata-se de um período mais frio, quando atividades indoor são muito bem vindas.

Pensando nisso escolhemos o quebra-cabeça como a brincadeira das férias em casa! E montar quebra-cabeça nem sempre precisa ser da mesma maneira, você sabia?

Tudo sobre quebra-cabeça

Quando surgiu o quebra-cabeça?

Há relatos de que o quebra-cabeça tenha sido feito por cartógrafos por volta de 1760. Sendo pesquisas, eles colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em diferentes partes. Outros relatos são de que já na China antiga utilizava-se o tangram, uma espécie de quebra-cabeças com 7 peças.

No entanto, só com a Revolução Industrial é que esse brinquedo passou a ser produzido em grande escala. O que contribui para a sua popularização.

Como inovar com as crianças?

Conforme as crianças vão crescendo, montar quebra-cabeças pode ser uma alternativa super divertida para toda a família!

1- Competição

Quando você tem em casa mais de um quebra-cabeças com o mesmo número de peças é possível fazer uma competição!

A finalidade: Terminar primeiro

Regras:

  • todos os competidores precisam ter um quebra-cabeça com o mesmo número de peças
  • todo mundo começa a montar ao mesmo tempo
  • quem terminar primeiro levanta a mão
2- Misturar 2 ou mais quebra-cabeças

Quando os quebra-cabeças já estão muito fáceis de serem montados ou tem poucas peças é possível brincar em nível HARD.

A finalidade: montar todos quebra-cabeças

Regras:

  • não é uma competição (mas pode ser se assim for determinado por vocês. Nesse caso, siga as instruções do item 1)
  • trabalho em equipe
  • montar os quebra-cabeças sem separar todas peças por tipo de quebra-cabeça
3- Comprar um quebra-cabeças de 300, 500 ou 1000 peças

Quando as crianças já estão com mais de 7 anos, ou são realmente muito boas em montar quebra-cabeças, vale a pena desafiá-las.

A finalidade: desafiar as crianças a saírem da zona de conforto.

Regras:

  • trabalho em equipe
  • comece separando bordas e cantos
  • se precisar, separe por cores
  • deixe uma placa de madeira, pasta ou mesa reservada para a montagem
  • quando terminar, comemore

Essa na verdade é uma opção muito legal para desafiar não só as crianças, mas toda a família. Todos da casa precisam participar um pouquinho. Afinal, essa pode ser uma atividade das férias, como também pode ser um desafio mensal, semestral ou anual da família.

Conforme as crianças forem crescendo e desenvolvendo mais as habilidades de montar quebra-cabeças, desafie mais.

 

 

Veja aqui os benefícios dessa brincadeira:

Benefícios

Além de ser uma brincadeira super legal, montar quebra-cabeça também resulta em série de benefícios para crianças e adultos, tais como:

1- Estimular o cérebro

Montar quebra-cabeça é um grande aliado da educação. Afinal, desenvolve habilidades cognitivas, estimula o cérebro. A atividade de montar quebra-cabeça reflete diretamente na capacidade da criança em solucionar problemas. Pois essa é uma atividade que aumenta o raciocínio, além de estimular o conhecimento de símbolos, números, cores e figuras do cotidiano da criança. Sendo assim, esse também é um brinquedo que contribui para ampliar o vocabulário e, igualmente, o conhecimento de diversos assuntos dos pequenos.

Mais que um brinquedo, os quebra-cabeças contribuem para o desenvolvimento físico, neurológico, e psicomotor da criança. Além de aumentar a capacidade de concentração, a percepção visual e a noção espacial. 

2- Desenvolve a coordenação motora fina

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é coordenação motora fina.  Coordenação motora fina é aquela que está relacionada as atividades que exigem movimentos delicados ou específicos. Em suma, aquelas que exigem movimentos dos pequenos músculos do nosso corpo.

Quando a criança tenta encaixar as peças do quebra-cabeça ela aprende a controlar tanto os movimentos dos bracinhos, como o dos olhos e das mãos. O mesmo vale para adultos e idosos. No entanto, é preciso lembrar que cada quebra-cabeça é destinado para uma faixa etária específica.

3- Bom para a memória

Sim, montar quebra-cabeça é inegavelmente bom para memória. Trata-se, portanto, de uma atividade importante principalmente para pessoas que tem problemas relacionados ao esquecimento.

E sabe o por quê? Porque ao encontrar as peças e encaixá-las, as pessoas vão juntando informações a respeito das cores, formatos e possíveis pares. Assim sendo, trata-se de uma atividade ideal para crianças e idosos!

4- Interação social

Com toda a certeza, montar quebra-cabeça une amigos, familiares, adultos e crianças.  Sem dúvida é uma atividade socializadora. Já que quando um quebra-cabeça está sendo montado em uma casa, todo mundo que passa por perto que encaixar uma pecinha. Erros e acertos são compartilhados e comemorados por todos.

Assim sendo, não importa se o quebra-cabeça tem 30, 100, 500 ou 1000 peças.

5- Estimula a percepção

O exercício de encaixar as peças estimula a capacidade das crianças de observar, analisar e comparar. Ou seja, uma grande ajuda para crianças na idade escolar. Sendo assim, montar quebra-cabeça estimula a percepção das crianças e esse benefício se estende para a vida adulta.

Em suma, essa é uma brincadeira que vale a pena estimular.

Suas crianças estão crescendo? Já conhece as nossas toalhas gigantes? Veja aqui

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *