Brinquedos para bebês: são mesmo necessários?

Mães e pais de primeira viagem sempre se perguntam sobre o que comprar para os bebês. No mercado temos inúmeras opções de brinquedos. Muitos deles com luzes, músicas, etc. Mas será mesmo que bebês precisam de tudo isso para serem estimulados?

Uma das primeiras coisas que precisamos lembrar quando estamos falando de brinquedos é que bebês pequenos são muito mais sensíveis que nós. Eles estão apenas começando a conhecer o mundo. Alguns brinquedos acabam deixando o bebê nervoso e irritado. Isso acontece devido ao excesso de estímulo que aquele objeto está oferecendo a ele. Então como escolher o brinquedo certo para estimular os bebês?

Vamos começar pela segurança. Bebês levam tudo a boca, então o primeiro passo é pensar se aquele objeto ou brinquedo é seguro para o bebê. Tem peças que soltam, como olhinhos de ursinhos, ou pequenos botões? Solta tinta quando úmido? As partes se soltam facilmente? É interessante dar uma boa olhada, e puxada, no brinquedo antes de oferecer ao bebê.

Quanto ao estímulo

Esse brinquedo oferece um desafio que condiz com a capacidade cognitiva do meu bebê? Ele oferece muitos estímulos ao mesmo tempo? O bebê consegue brincar com o objeto ou o brinquedo “brinca” sozinho?

Um bom exemplo de como pode ser o brinquedo para o bebê é a manta sensorial . Ela oferece o estímulo sonoro adequado e apenas se o bebê mexer com ela. As pequenas fitas estimulam a percepção das cores e das texturas. Ele pode levar a boca e testar muitas possibilidades de toque.

Brinquedos “adaptados” para bebês

O que funciona muito bem para os bebês são os objetos simples do nosso dia a dia, mas que oferecem formas e texturas diferentes. Esses são objetos perfeitos para nossos novos exploradores. Você pode separar potes da cozinha de diferentes tamanhos, ou pedaços de tecidos de diferentes cores e texturas, ou objetos de madeira como colheres, etc.

Reserve um tempo do seu dia para olhar para sua casa com outros olhos, recolhendo tudo que pode ser interessante para o bebê. Mas não se esqueça da segurança. Ofereça aos poucos, de preferência um tipo de cada vez, assim o bebê pode explorar com tranquilidade.

Fique atento ao interesse do bebê, aos poucos você irá perceber o que está despertando interesse do seu filho naquele momento. Isso te ajudará a escolher de forma ainda mais assertiva o brinquedo certo para cada etapa do desenvolvimento. Sem excessos, mas sim com muita diversão e aprendizagem!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *