1- Estimular o cérebro

Montar quebra-cabeça é um grande aliado da educação. Afinal, desenvolve habilidades cognitivas, estimula o cérebro. A atividade de montar quebra-cabeça reflete diretamente na capacidade da criança em solucionar problemas. Pois essa é uma atividade que aumenta o raciocínio, além de estimular o conhecimento de símbolos, números, cores e figuras do cotidiano da criança. Sendo assim, esse também é um brinquedo que contribui para ampliar o vocabulário e, igualmente, o conhecimento de diversos assuntos dos pequenos.

Mais que um brinquedo, os quebra-cabeças contribuem para o desenvolvimento físico, neurológico, e psicomotor da criança. Além de aumentar a capacidade de concentração, a percepção visual e a noção espacial. 

2- Desenvolve a coordenação motora fina

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é coordenação motora fina.  Coordenação motora fina é aquela que está relacionada as atividades que exigem movimentos delicados ou específicos. Em suma, aquelas que exigem movimentos dos pequenos músculos do nosso corpo.

Quando a criança tenta encaixar as peças do quebra-cabeça ela aprende a controlar tanto os movimentos dos bracinhos, como o dos olhos e das mãos. O mesmo vale para adultos e idosos. No entanto, é preciso lembrar que cada quebra-cabeça é destinado para uma faixa etária específica.

3- Bom para a memória

Sim, montar quebra-cabeça é inegavelmente bom para memória. Trata-se, portanto, de uma atividade importante principalmente para pessoas que tem problemas relacionados ao esquecimento.

E sabe o por quê? Porque ao encontrar as peças e encaixá-las, as pessoas vão juntando informações a respeito das cores, formatos e possíveis pares. Assim sendo, trata-se de uma atividade ideal para crianças e idosos!

4- Interação social

Com toda a certeza, montar quebra-cabeça une amigos, familiares, adultos e crianças.  Sem dúvida é uma atividade socializadora. Já que quando um quebra-cabeça está sendo montado em uma casa, todo mundo que passa por perto que encaixar uma pecinha. Erros e acertos são compartilhados e comemorados por todos.

Assim sendo, não importa se o quebra-cabeça tem 30, 100, 500 ou 1000 peças.

5- Estimula a percepção

O exercício de encaixar as peças estimula a capacidade das crianças de observar, analisar e comparar. Ou seja, uma grande ajuda para crianças na idade escolar. Sendo assim, montar quebra-cabeça estimula a percepção das crianças e esse benefício se estende para a vida adulta.

Em suma, essa é uma brincadeira que vale a pena estimular.

Suas crianças estão crescendo? Já conhece as nossas toalhas gigantes? Veja aqui