Como Cuidar Do Umbigo Do Bebê

Como cuidar do umbigo do bebê

Junto com o nascimento do bebê surge uma grande preocupação por parte de mamãe, papai e cuidadores: Como cuidar do Umbigo do Bebê. Para profissionais da saúde o assunto é simples, mas nessa hora crendices e tradições familiares deixam os pais de primeira viagem completamente malucos! Foi para trazer luz para esse tema que resolvemos entrevistar a enfermeira Larissa Orlandi (L.O.), da equipe da Sosseguinho, que atua no acompanhamento de recém-nascido.

Selecionamos as maiores dúvidas do Instagram sobre Como cuidar do umbigo do bebê.

 

O que é o coto umbilical?

 

1) O que é coto umbilical? O correto é falar umbigo ou coto?

L. O: O cordão umbilical é o elo do feto com a mãe, é por onde vai ser trocado todos os nutrientes e oxigênio da mãe para o feto e do feto para a mãe. Quando o bebê nasce, ele não precisa mais do cordão umbilical para receber os nutrientes e nem o oxigênio, então o cordão é cortado, sobrando o coto umbilical. Assim, o coto é o restinho que fica do cordão umbilical.

O coto umbilical vai passar por duas etapas, nas primeiras horas de vida ele vai ter uma aparência gelatinosa, uma aparência úmida, brilhante de coloração branco azulada e a partir do terceiro, quarto dia, vai ocorrer o processo de mumificação. Então ele vai ficar com uma aparência mais seca e mais escurecida.

 

2) Quanto tempo demora para o “umbigo” cair?

L.O.: O coto umbilical pode demorar de 7 à 15 dias para se desprender da parede abdominal do recém-nascido, em alguns casos pode demorar um pouquinho mais, sendo dentro da normalidade. 

 

Choro e limpeza do umbigo

3) Doi? Posso encostar normalmente?

L.O.: O coto umbilical não dói. As mães, geralmente de primeira gestação, costumam reclamar que o bebê chora no momento em que a limpeza é realizada e por isso associam o coto à dor. Mas o coto umbilical já está num processo sem vida, por isso não dói. O que acontece quando os bebês ficam um pouco mais irritados e choram é que no momento da limpeza os bebês estão mais expostos, desconfortáveis e com menos roupa e se sentem desconfortáveis com o  friozinho que o álcool provoca ao entrar em contato com a pele do bebê.

 

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo?

L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.  

 

5) É normal haver secreção, pus ou sangue? Devo me preocupar se isso acontecer?

L.O.: Um pouquinho de sangramento pode ocorrer, mas caso o coto esteja com uma vermelhidão que não passa, mau cheiro, com secreção, pus, edema e inchaço, a puérpera deve procurar um profissional de saúde pois são sinais de infecção.

 

6) Como cuidar do umbigo? Uso o que para limpar?

L.O.: As recomendações do Ministério da Saúde tem sido de fazer a limpeza do coto umbilical pelo menos uma vez ao dia, utilizando apenas o álcool 70. Aplique com uma haste flexível embebida no álcool 70, passando ao redor do coto umbilical, na junção do coto com a pele com bastante atenção e na extensão do coto umbilical. Em movimentos circulares na base e depois na extensão do coto.

O álcool 70 vai prevenir a proliferação de bactérias no coto e também vai promover uma desidratação do coto, assim, promovendo a queda ou o desprendimento desse coto umbilical sozinho. É muito importante frisar isso: Por mais que o coto esteja se soltando, não se deve puxar! Ele deve cair sozinho. 

Antes de realizar a limpeza do coto, é necessário higienizar vigorosamente as mãos, com água e sabão, para evitar uma possível infecção no local. 

Também é recomendado limpar sempre após a troca de fraldas, até porque pode haver uma sujidade por causa da fralda. E também após o banho, pois a região fica umedecida. É importante destacar que o recém-nascido pode tomar um banho completo, que o coto umbilical pode receber água e sabão normalmente, mas após o banho o coto umbilical deve receber a higienização.

 

7) Alguma coisa no jeito de cuidar do umbigo vai definir se o umbigo vai ficar bonito ou feio? Devo enfaixar o bebê?

L.O.: Não é recomendado em nenhuma literatura o uso de nenhum tipo de faixa, gaze e curativo, deve-se usar somente o álcool 70 e sem a fralda por cima. O uso da faixa e moeda é mais cultural do que científico e pode promover uma infecção local. Não há qualquer tipo de evidências que o uso de acessórios interfira no aspecto ou na queda precoce desse coto.

 

8) Depois que o umbigo cai os cuidados acabam?

L.O.: Após os desprendimento do coto umbilical os cuidados devem continuar por mais alguns dias com álcool 70,  mantendo sempre limpo, principalmente após as troca de fraldas. 

 

Dúvidas sobre alimentos permitidos e proibidos no pós-parto? Veja nosso post aqui

Problemas com cólicas? Já experimentou as bolsinhas de semente? Veja as opções aqui

 

    Larissa Orlandi

COREN/PR 349.103

Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Maringá Especialista em Saude da Familia pela Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente se especializando em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Positivo.

Atua na empresa Sosseguinho no acompanhamento de recém-nascido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top