FIM DE FÉRIAS! COMO VOLTAR À ROTINA DOS FILHOS

Voltar à rotina dos filhos após um período de férias pode se tornar um desafio. Para muitas crianças a volta às aulas é algo desagradável, principalmente se for uma nova escola. Isso porque as crianças já não estão mais tão acostumadas com a rotina escolar e a ideia de ficar longe dos pais pode se tornar aterrorizante. Além disso, à volta às aulas representa também a volta aos horários mais rígidos, à redução do tempo do sono e a antecipação do horário de dormir.

Assim como nós adultos, as crianças possuem inseguranças, e muitas dessas inseguranças estão atreladas a vida escolar. Algumas crianças precisam readquirir confiança na escola.

Antes de mais nada, a autoconfiança e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e, sendo a escola um dos primeiros lugares onde essa experiência acontece na história de uma criança, vemos a importância da adaptação e da orientação da família para viver esta situação.
Por isso, a Colo De Mãe selecionou algumas dicas do que fazer neste período de retorno as atividades dos pequeninos.

Veja também: 10 PASSOS PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES. Ver mais.

DICAS PARA UM RETORNO DE FÉRIAS BEM SUCEDIDO

1 – Retomando os horários
Nas férias, as crianças costumam dormir e acordar mais tarde. Além disso, as refeições também têm seus horários modificados. Para que os pequenos voltem ao ritmo, comece a estabelecer a rotina habitual já na semana que antecede a volta às aulas. Assim, eles voltarão para a escola mais dispostos e prontos para aprender bastante.

As naninhas da Colo de Mãe são perfeitas para a hora do soninho, além disso possuem modelos
diferente e divertidos para o seu pequeno dormir ainda melhor. Ver mais.

2 – Mostre os pontos positivos de voltar a rotina
Mostre ao seu filho que a hora de voltar das férias pode ser cheia de novidades e coisas boas: reencontrar os amigos e professores, novos aprendizados, poder usar os novos materiais escolares… Estimule nele a vontade de voltar à rotina.

3 – Seja breve na despida
O retorno das férias também é difícil para os pais, que acabam se acostumando com a presença do filho em casa. Mas ao deixar a criança na escola ou com o transporte escolar, seja breve na despedida, lembrando a ele que no fim do dia vocês vão voltar a se reencontrar.

Vai levar o pequeno para escola? Conheça as nossas almofadas de cinto, são perfeitas para as crianças tirarem aquele cochilo na hora de ir para aula. Ver mais.

4 – Não atrase para buscá-lo
Ao se atrasar para buscar a criança acaba gerando nela o medo do abandono e, consequentemente, no próximo dia pode ser que ela fique insegura quanto ir à aula. Por isso, chegue sempre no horário e, se ocorrer algum imprevisto, converse com seu filho e explique por que se atrasou.

5 – Não ceda às birras

É normal nos primeiros dias a criança fazer birra dizendo que não quer ir para aula, seja firme e não ceda, por isso, reforce o quão legal é a escola e não ofereça brinquedos ou guloseimas em troca da criança ir para a aula.

6 – Respeite o tempo da criança
Sem estresse! Se seu filho precisar de um tempo maior de readaptação ou para a adaptação a nova escola. Afinal, cada criança tem seu tempo. Lembrando que você pode sempre contar com a ajuda da equipe pedagógica da escola nesses casos.

Leia também: DORMIR BEM É CRESCER BEM! 5 DICAS PARA O SONO DE QUALIDADE DO SEU FILHO. Ver mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *