Natação para crianças: tudo o que você precisa saber para seu filho praticar essa atividade física!

Atividade física, como a natação, traz benefícios para adultos e para as crianças. Com o acompanhamento correto e o incentivo dos pais, os benefícios da atividade física vão acompanhar a criança pela vida inteira.

Entre várias opções de atividades físicas indicadas para os pequenos está a natação.

 

A Natação

A natação é conhecida como um esporte completo. Esse esporte fortalece os músculos, ajuda na respiração, trabalha a noção espacial.

Além desses benefícios, a prática da natação também desenvolve diversas outras habilidades psicomotoras.

Já seria ótimo não é mesmo? Mais tem mais! Antes de tudo, a natação, também é a única atividade que pode ser praticada sem contra indicações, em todas as idades, até por bebês!

Soma-se a isso, o fato dela ser uma ótima opção para aquelas crianças que possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite.

E sabe por quê? Porque a umidade da água lubrifica as vias respiratórias, fazendo com que a criança respire melhor.

Como resultado, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o esporte seja inserido na rotina da criança a partir dos seis meses de idade.  Isso mesmo, ainda bebê! É nesta idade que o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, diminuindo as chances de infecção. Certamente essa é uma informação muito importante para mamães e papais, não é mesmo?

 


Sabia que as calcinhas e cuecas de desfralde também podem ser usados na
praia e na piscina substituindo as fraldas descartáveis? Veja mais:


     Portanto, podemos dividir a natação infantil por fases:

● 6 meses – 2 anos: Nesta fase, a criança aprende a se mexer na água e a brincar de forma lúdica. O processo de adaptação ao meio líquido que vai ajudar a criança a desenvolver a sua estabilidade postural.

3 anos – 4 anos: Essa fase é conhecida como a etapa da propulsão, pois é neste momento que a criança aprende a se deslocar de um ponto a outro na piscina.

5 anos – 6 anos: É nesta idade que eles começam a trabalhar os estilos de nado, movimentação de braço e respiração lateral.

7 anos – 12 anos: Finalizando, é nesta idade que é feito o aperfeiçoamento dos estilos, como crawl e costa.


Então a natação é um esporte que pode ser praticado ao longo de toda a vida. E isso é ótimo!

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO

Acima de tudo, informações sobre os benefícios dessa atividade para bebês são dados importantes. Listamos aqui os principais    benefícios da natação.

 

1 – Combate à obesidade infantil
A natação pode ser um ótimo aliado na perda de peso e combate a obesidade infantil, pois a cada 1h de aula, perde-se até 600 calorias.

2 – Melhora o desenvolvimento intelectual e físico
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith, da Austrália, nadar deixa a criança mais esperta. Isso porque aprender a nadar antes dos cinco anos de idade melhora o desenvolvimento físico e o desenvolvimento intelectual das crianças.

3 – Melhora no sistema respiratório
Quando praticada ainda bebê, a natação ajuda a criança a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias.

4 – Mexe com todas as partes do corpo
Recapitulando, a natação é considerada um esporte completo. Porque, além da respiração, ela melhora a coordenação motora, a flexibilidade, a capacidade circulatória, ativa a memória e garante uma ótima oxigenação para o cérebro.

5 – Ajuda a desenvolver o sistema imunológico
A prática de uma atividade física aumenta os mecanismos de defesa do organismo, diminuindo a existência e a gravidade de doenças que possam aparecer, principalmente as respiratórias.

6 – É uma opção de diversão para os pequenos
Para bebês e crianças, a natação desenvolve uma série de habilidades. O mais importante é que elas aprendem enquanto brincam.

7 – Crianças se alimentam e possuem uma boa noite de sono
Os benefícios de praticar a natação podem ser sentidos já na primeira semana de prática. Logo de cara, as crianças se alimentam melhor e a qualidade do sono também melhora.


     As toalhas bebê e as toalhas infantis da colo de mãe, são uma ótima opção para usar após o banho, piscina e na praia, pois são super absorventes. Veja mais: 


     Olha o quanto a natação pode ajudar no desenvolvimento da criança. Não tenha medo e coloque seu filho para praticar natação. Lembrando sempre de se certificar se o seu pequeno não possui alergia aos produtos utilizados na piscina.


REFERÊNCIAS

http://www.traineracademia.com.br/blog/view/386–sete-beneficios-da-natacao-
infantil.html

https://fortissima.com.br/2015/02/15/natacao-infantil-conheca-os-beneficios-da-
pratica-para-criancas-14690970/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *