Lanche escolar saudável: Saiba como evitar a obesidade infantil

Lanche escolar saudável: Saiba como evitar a obesidade infantil

As férias acabaram e é hora das crianças retornarem à escola. Mas o que levar na lancheira? Essa é uma pergunta que muitas pais fazem. No entanto, é importante pensar sempre no lanche escolar saudável para evitar doenças como a obesidade infantil. Afinal, a infância é uma das fases mais importantes da vida, não é verdade?

Portanto, para que você cuide com todo carinho da alimentação do seu filho, preparamos este post. Nele, você vai aprender a importância da alimentação saudável. Também vamos falar sobre a obesidade infantil e dar muitas dicas para que você possa preparar um lanche saboroso para as crianças. E aí, ficou interessado no tema do nosso post? Então, leia o nosso artigo!

Qual é a importância do lanche escolar saudável para as crianças?

Quando se trata de alimentação na infância, você deve redobrar os cuidados. Não esqueça que a criança tem os pais como exemplo e por isso desenvolve uma cultura gastronômica de acordo com o estilo de vida do pai ou da mãe. Entretanto, nós sabemos que nem todos os alimentos agradam o paladar dos pequenos.

Porém, é importante que você não desista de oferecer  a alimentação saudável e incentive o consumo de frutas, legumes e verduras. Além da obesidade infantil, o lanche escolar saudável evita o colesterol alto, hipertensão, diabetes e melhora a autoestima e a qualidade de vida dos seus filhos.

Como identificar a obesidade infantil?

A obesidade infantil ocorre quando a criança está com o peso maior que o recomendado para sua idade e altura. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras estão acima do peso. Também é importante ressaltar que as faixas de Índice de Massa Corporal (IMC) determinadas para as crianças são diferentes dos adultos e isso varia de acordo com o gênero e a idade.

O que levar na lancheira?

Leite ou suco de fruta

Para as crianças que têm alergia à lactose, há opções no mercado de leite sem lactose. No entanto, você também tem a opção do suco de fruta in natura. E aqui vai uma dica para economizar: prefira frutas da estação, além delas serem mais baratas são muito saborosas!

Iogurte

O iogurte também é uma boa fonte de vitaminas e uma opção de lanche escolar. Você pode tornar o iogurte do seu filho ainda mais saudável. Por isso, prefira o iogurte natural e bata no liquidificador com uma fruta da sua preferência como morango ou banana.

Pães

Para as crianças com alergia a glúten, o ideal é que você mesma prepare o pão. No mercado, há várias farinhas especiais e a na Internet você encontra muitas receitas saborosas. Se você não tiver tempo, tente achar no mercado alimentos sem glúten. Já para as crianças que podem comer qualquer tipo de pão, dê preferência aos com cereais. Eles só fazem bem à saúde!

Como montar um cardápio infantil?

Menino a caminho da escolaSegunda-feira

Sanduichinho de pão de forma com patê de frango e alface americana picadinha. Para a sobremesa, melancia em bolinhas e para beber, suco de acerola.

Terça-feira

Tomatinhos cereja, ovinhos de codorna cozidos, biscoitinho de aveia com chocolate caseiro e leite com mel.

Quarta-feira

Bolinho salgado, uvas e suco de laranja.

Quinta-feira

Iogurte natural, banana e granola.

Sexta-feira

Bolo de cenoura caseiro e maçã.

Como preparar um lanche infantil?

Sanduba Natureba

  • 2 fatias de pão integral
  • Saladas (alface e cenoura ralada pré-cozida)
  • 1 fatia de queijo fatiado light
  • 3 colheres de sopa de frango desfiado

Viu como é fácil preparar o lanche escolar saudável e evitar a obesidade infantil? Agora que você já sabe, poderá fazer o lanche escolar infantil com mais tranquilidade, não é verdade?

Gostou do nosso conteúdo? Então, confira o nosso próximo post sobre como voltar à rotina dos filhos depois das férias. Também tem um artigo sobre a verdade do consumo de doces na infância e como preparar cupcake integral de maçã. Ah, e para acompanhar a lancheira do seu filho, principalmente os pequenos, não esqueça do babador BLW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Rolar para cima