Temporada de Desfralde: primavera e verão sem fralda

A primavera chegou, por isso declaramos aberta a TEMPORADA DE DESFRALDE!!!

É isso mesmo, para a maior parte dos pais e cuidadores, a temporada preferida para desfralde inicia-se agora. Primavera e Verão são as estações ideais para tirar as fraldas dos bebês. Sejam eles meninos ou meninas.

Primavera e verão sem fralda, por quê?

e-Book Grátis - 7 Sinais Hora do DesfraldeA cultura popular já diz que é preciso esperar as estações quentes para iniciar o desfralde dos bebês.

Como o Brasil é um país continental, as regiões norte e nordeste estão livres dessa regra, pois mesmo no outono e no inverno as temperaturas são elevadas. Mas para quem está nas outras regiões essa regra existe.

É a partir da primavera que escolas e famílias se organizam para tirar as fraldas dos pequenos.

E há alguns motivos para isso!

Quer saber se vai poder entrar nesta temporada de desfralde ou se vai ter que esperar a próxima?

Confira nesse guia grátis aqui.

 

1- Roupas mais leves

Com o aumento das temperaturas, as roupas as crianças usam nesse período são mais leves, mas fáceis de vestir e tirar.

Quando a criança inicia o desfralde, ela precisa aprender a baixar e subir as calças.

Imagine se isso acontecer em uma fria semana de julho em uma cidade como Curitiba, no Paraná? Não é nada fácil descer calça e meia calça, subir casacos e tirar as luvas, não é mesmo?

Na temporada de desfralde as roupas são ideais para o desfralde. Trata-se de uma questão de agilidade. 

 

2- Lavar e secar roupas

Lavar e secar as roupas sujas de xixi e cocô é muito mais fácil, pois o calor acelera o processo de secagem das roupas.

Fica mais fácil lavar e secar as roupas porque:

  • as peças de verão são mais leves;
  • usa-se menos peças por vez;
  • os tecidos de verão são mais finos;
  • o tempo para secar as roupas é menor;

 

e-Book Grátis - A Hora do Desfralde3- Feriados e férias

Embora a escola tenha papel fundamental no processo de desfralde de muitas crianças, um grande número de pais utiliza um dos feriados da primavera ou do verão, ou as férias escolares, para iniciar o processo de desfralde do filho.

Sim, quando a criança está pronta de fato, o desfralde pode acontecer em apenas 3 dias!

Durante as férias do trabalho, os pais conseguem também alterar um pouco a rotina e se dedicar a esse momento que é tão delicado e único no desenvolvimento infantil, o Desfralde.

Dicas preciosas para um desfralde de Sucesso? Baixe o guia gratuito aqui!

4- Suor e Xixi

Quando as temperaturas sobem, as pessoas transpiram mais.

Crianças e adultos fazem xixi em maior volume no inverno. No verão, o volume de xixi é menor, o que facilita a vida dos pais quando pensamos em escapes!

Uma poça de xixi do inverno tem muito mais volume que do verão. No verão os líquidos ingeridos são eliminados também pelo suor. Daí a temporada de desfralde contemplar as estações mais quentes do ano.

 

5- Deixar a criança se molhar

Sim! Muitos pais escolhem a temporada de desfralde para tirar as fraldas dos bebês, pois como as temperaturas são mais altas, é possível deixar as crianças só de roupa de baixo, de biquíni ou de sunga.

Alguns preferem deixar as crianças peladas mesmo, mas isso nem sempre é possível, por uma questão de segurança e proteção. Mas com as peças de piscina, as crianças ficam protegidas e quando tem os escapes de xixi percebem que aquela sensação é a de ter vontade de fazer xixi.

Parece engraçado, não é? Mas os bebês não sabem quando o xixi sai, pois as fraldas descartáveis são super secas. Isso é bom, com relação a conforto e prevenção de assaduras, mas é ruim, pois a criança tem dificuldade de associar a vontade de fazer xixi ao xixi.

e-Book Grátis - Como Desfraldar Meninos

Seu bebê está crescendo

O desfralde em si é um processo de aprendizagem, de condicionamento. A criança passa a se comportar seguindo as normas culturais dos adultos. Se antes ela podia fazer cocô na frente de todos, agora ela aprende que é preciso ter privacidade, que existe um local adequado para evacuar. Aprende também questões de higiene, como usar o papel higiênico, a ducha higiênica, como lavar as mãos.

Sim, seu bebê está crescendo e aprendendo  a conviver com as nossas normas sociais. Declaramos aberta a temporada de desfralde!

 

Tem um menino? Veja dicas exclusivas para Desfralde de meninos  aqui!

 

Para ajudar nessa fase crítica do desfralde, a Colo de Mãe tem peças que ajudam muito nesse processo: a Calcinha e a Cueca de Desfralde!

Elas servem para segurar o escape de xixi no processo de desfralde e evitar que o escape molhe toda a roupa da criança. Veja tudo sobre as melhores peças de desfralde do mercado.

Sabia que a Colo de Mãe tem um vídeo ensinando a fazer um mictório em casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Rolar para cima