Você está visualizando atualmente Engatinhar: Afinal, quando o bebê começa a engatinhar?

Engatinhar: Afinal, quando o bebê começa a engatinhar?

Tem coisa mais fofa do que um bebê engatinhando pela casa? É difícil segurar a ansiedade para ver a cena acontecendo com seu filho, não é mesmo? Vamos entender melhor o processo de engatinhar?

Engatinhar é um importante marco no desenvolvimento do bebê, assim como segurar a cabecinha e se sentar. Bebês começam a engatinhar entre os 8 e 11 meses. Entretanto como outros marcos de desenvolvimento podem acontecer um pouco antes ou um pouco depois dessa idade. Em alguns casos pode até não acontecer, alguns bebês passam direto para a próxima fase do desenvolvimento. Nunca é demais lembrar que cada bebê é único e terá sua velocidade particular de amadurecimento físico, mental e emocional.

Para que o bebê comece a engatinhar ele precisa primeiramente ter desenvolvido alguns movimentos previamente como rolar e se sustentar em 4 apoios. Também é muito importante que ele demonstre interesse em se movimentar e faça tentativas para que isso aconteça. Por isso faça sempre o acompanhamento com o pediatra para que ele avalie esse amadurecimento físico e cognitivo, e faça intervenções se necessário.

Engatinhar, por que é importante não pular essa etapa?

Engatinhar traz muitos benefícios para o bebê, por isso deve ser incentivada pelos pais. Engatinhando o bebê treina o equilíbrio para começar a andar e conquista sua primeira etapa de autonomia. Ou seja engatinhar contribui para o desenvolvimento psicomotor e socioafetivo do bebê. Outro ganho importante é quanto a noção espacial que muda de perspectiva, já que pela primeira vez o bebê pode se locomover sozinho.

Como posso estimular meu bebê para engatinhar?

A melhor forma de ajudar seu bebê a engatinhar é deixar um ambiente favorável para que isso aconteça e permitir estar ao lado incentivando e acolhendo.

Algumas dicas podem ajudar nesse processo:

– Deixe o bebê no chão. Para que ele possa engatinhar é fundamental que ele passe algum tempo por dia de barriga para baixo treinando os movimentos de apoio e fazendo suas tentativas. O lugar mais seguro para que isso aconteça é o chão. Caso você more em lugar frio, pode usar um tapete emborrachado para proteção. O fundamental é que o bebê esteja sobre uma superfície que não deslize.

– Coloque roupas no bebê que ajudem o movimento de engatinhar. Se o bebê estiver usando meias e calças que deslizam facilmente, ele certamente terá mais dificuldade de se movimentar. Se estiver num ambiente quente, pode optar por deixa-lo de fraldinha.

– Coloque brinquedos do interesse do bebê a uma pequena distância. Desperte o interesse pelo brinquedo e incentive que ele tente se aproximar.

– Use espelhos. Bebês são apaixonados por espelhos, já que estão começando a se reconhecer. Deixe o bebê apoiado de barriga para baixo em frente ao espelho por alguns minutos.

Engatinhe em frente ao seu bebê. Nada como um bom exemplo para despertar o interesse. Se tiver outras crianças no ambiente, elas irão adorar essa brincadeira.

Lembre-se que engatinhar é um processo, não deixe a ansiedade dominar o ambiente. Quando o bebê cansar ou ficar irritado, acolha em seus braços e mude de atividade. Em outro momento retome a estimulação. Não esqueça, cada criança tem seu tempo individual e tudo bem!

Já conhece os itens para introdução alimentar da Colo de Mãe? Veja aqui!

Se você gostou desse post, talvez você também se interesse por esse: Natação para Crianças

Já conhece a Toalha Bebê Máxi da Colo de Mãe? Super grande e macia, ela é ideal para bebês de 0 a 3 anos! Conheça aqui!

Deixe um comentário