O Que Esperar Do Segundo Trimestre De Gestação?

O que Esperar do Segundo Trimestre de Gestação?

O 2° trimestre de gestação é conhecido como o melhor período da gravidez! É aqui que os enjôos do 1° trimestre passam, a barriga começa aparecer e você começa a perceber os olhares afetuosos de pessoas desconhecidas. E acontece o mais esperado: você começa a sentir o bebê mexer!

Descoberta do Sexo

No segundo trimestre também é possível descobrir o sexo do bebê. Para grande maioria das gestantes, é na 16ª semana que o mistério é desvendado. Por meio da ultrassonografia, nesse período, já é possível identificar posição do tubérculo genital. Ou seja, a estrutura que nos meninos, dará origem ao pênis e nas meninas, ao clitóris.

Preparativos

Com o sexo descoberto, fica mais fácil fazer o enxoval, definir um tema para a decoração do quartinho do bebê, as cores preferidas para esse tema e o principal: O Nome do Bebê!

Quer uma ajudinha? Que tal dar uma olhada nesses posts aqui:

 

Nomes em alta para meninos e meninas em 2020

Nomes de bebês que são tendência para 2019.

Lista de Enxoval, o que comprar para o bebê?

 

Atividade física

Você se sentirá mais bem disposta. É possível que tenha aumento da libido. Nesse trimestre, provavelmente seu médico liberará você para atividades físicas. Elas são importantes para manter seu corpo saudável, melhorar a circulação, diminuir o inchaço e controlar a glicemia.

Exames importantes

Aqui, sua rotina de acompanhamento pré-natal poderá incluir, fisioterapia, drenagem linfática, acompanhamento nutricional. As consultas médicas continuam com frequência mensal. Você também fará o exame morfológico do segundo trimestre, entre a 20ª e a 24ª semana de gestação. Nesse exame é feita uma análise detalhada sobre a anatomia do bebê.

Mudanças

Suas emoções estarão a flor da pele. Um mix de alegrias e irritação. Os hormônios vão te deixar um pouco mais esquecida. É possível também que você tenha alguns sintomas relacionados a constipação intestinal, dores nas costas, falta de ar, tonturas…

Desejos de grávida

Algumas grávidas sentem uma vontade louca de comer uma determidada fruta ou comida. Muitas vezes esses desejos são uma resposta do organismo para a uma determinado nutriente para o corpo da gestante. Fique atenta ao consumo de doces para não correr o risco de uma diabetes gestacional.

Que tal dar uma olhadinha neste video do nosso canal no YouTube?

Alimentação no Período Gestacional com a nutricionista Rúbia Pereira

Gostou? Curtiu? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top