Saúde da Gestante – Sangue na calcinha, o que fazer?

Qualquer sujeirinha de sangue na calcinha é motivo de alerta para a gestante. Mas respire fundo e entenda que ele pode ter várias origens e nem todas significam risco para a gravidez. Vamos conversar a respeito?

Primeiramente é importante ressaltar que qualquer sangramento deve ser relatado o mais rápido possível ao seu médico. Porém, antes que dar aquele google que vai tirar seu sono, entenda que o sangue na calcinha, em pequenas quantidades, pode ser desde a adaptação do seu corpo a gestação até resultado de esforço físico. O que irá indicar maior motivo para preocupação é o período que se encontra a gestação e a quantidade de sangue que está descendo.

Primeiro trimestre

Logo no primeiro trimestre de gestação, pode haver algum pequeno sangramento resultado da implementação do saco gestacional no útero. Também podem ocorrer escapes de sangue como no início ou fim da menstruação, geralmente no dia que a mulher deveria menstruar, podendo até causar dúvidas em algumas mulheres.  

Nesse período o caso mais preocupante é quando acontece o deslocamento do saco gestacional, que pode levar a um aborto. Nessa situação o sangue acontece por vários dias com coloração escura. Gestantes que passam por essa situação devem ficar em repouso e tomar medicações para evitar contrações uterinas.

Segundo trimestre

Sangramento nesse período da gestação são mais raros, porém podem ocorrer após relações sexuais, exames vaginais e esforço físico. Isso porque a região pélvica da gestante é mais irrigada de sangue e uma fricção mais intensa pode causar o rompimento de vasinhos. Nesse caso o sangue além de ser em pequena quantidade, para espontaneamente.

Situações preocupantes nessa fase da gravidez geralmente estão relacionadas a placenta prévia ou baixa, e deve ser acompanhada de perto pelo obstetra.

Terceiro trimestre

Sangramentos ocorridos no terceiro trimestre da gestação devem ser verificados imediatamente. Os casos mais preocupantes são de deslocamento da placenta que podem levar ao parto prematuro. Nesses casos o acompanhamento médico correto tenta prorrogar a gestação o máximo de tempo possível.

À medida que a data prevista do parto se aproxima, um pequeno sangramento pode significar a saída do tampão mucoso, que é uma secreção espessa que protege o colo do útero. Pode ocorrer a partir da 39º semana, ou quando o bebê se encaixa na pelve materna. O tampão pode sair dias ou horas antes do parto, por isso, só essa pequena sujeira na calcinha não é motivo para ir ao hospital. Porém é um motivo de alerta que o bebê já está a caminho!

Antes de tudo, mantenha a calma!

Sabemos que qualquer sangue na calcinha irá causar preocupação em você gestante. Mas, enquanto busca tirar suas dúvidas com o médico que lhe acompanha, mantenha a calma. Fale com o médico, faça os exames pedidos, e mantenha a confiança que tudo irá dar certo. Respire fundo, encha sua mente de esperança e deixe a paz invadir seu corpo. Você verá que tudo será mais fácil de lidar!

Se você gostou desse post, talvez você também goste desse aqui: Medicamentos na gestação: Tudo o que você precisa saber

Sua barriga já cresceu tanto que suas blusas estão curtas? Conhece as faixas para gestante? – Veja aqui

Conversamos com a Psicóloga Júlia dos Santos Alface sobre aborto. Esse é um assunto ainda tabu, mas muito mais comum do que se imagina. Veja o vídeo:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *