Desfralde: Não quero dois filhos com fralda!
A chegada do segundo filho pode vir acompanhada do processo de desfralde do primeiro porque muitas famílias tem esse pensamento: Não quero dois filhos com fralda!
Motivos:
Tentando ser racionais, os pais pensam no custo de manter o consumo de fralda para 2 bebês. Ou na dinâmica da rotina de trocas de fraldas simultâneas. Ou ainda em mostrar para o primeiro filho que ele não é mais um bebê.
O Desfralde
Inicia-se então o processo de desfralde do filho mais velho. Em geral, enquanto o novo integrante da família encontra-se na barriga da mãe. Para que até o final dos 8 ou menos meses restantes da gravidez, o primeiro filho seja de fato promovido ao status de maior, criança grande, diferente de bebê.
Questões envolvidas
Algumas questões precisam ser avaliadas nesse momento, tais como:
- o momento é o ideal
- a criança já apresenta sinais de desfralde
- ela não é muito bebê ainda para o início do desfralde
- o processo vai conseguir ser concluído em tempo para que não haja regressão
A chegada de um novo bebê na família traz muitas mudanças e todas elas impactam o filho mais velho. A atenção não será mais só para ele. O bebê é promovido à criança. Soma-se a isso o fato de muitos itens que eram do primeiro filho passarem para o segundo, bem como mudanças na distribuição dos móveis da casa. Todas as alterações do ambiente e da dinâmica familiar podem impactar o processo do desfralde.
No entanto, se você consegue identificar que a criança está madura o suficiente para abandonar as fraldas e que ela já apresenta todos os sinais do desfralde, talvez essa seja realmente a deixa que você precisava para iniciar esse processo.
Então, esse é o momento para arregaçar as mangas, informar a família, buscar conhecimento, comprar os itens necessários e iniciar o processo de desfralde!
Se você gostou desse post, talvez você goste desse aqui: 4 Sinais para Iniciar o Desfralde do Cocô
Conheça as calcinhas e as cuecas de Desfralde da Colo de Mãe — aqui —