vantagens do método blw de introdução alimentar

Vantagens do método BLW de introdução alimentar – Baby Led Weaning

O método BLW, sigla de Baby Led Weaning, sugere que o bebê lidere o seu desmame e inicie a introdução alimentar.

Esse método consiste em oferecer os alimentos pra a criança como eles realmente são: a batata, brócolis cenoura em pedaços, no formato que são apresentados na natureza, por isso é um método de introdução alimentar que incentiva a autonomia e descobrimento de sabores e texturas alimentares.

É muito interessante essa especulação de que se o bebê que ainda não tem dente, como vai conseguir morder o alimento? Porém, já é comprovado que a criança faz uma sucção “poderosa” desde a amamentação, portanto ela tem capacidade pra sugar e triturar, absorvendo os nutrientes necessários, mesmo que só com a gengiva.

O método BLW trabalha vários aspectos:

Autonomia da criança de pegar o alimento com a mão e não depender de ninguém pra se alimentar.

Assimilar cor, formato, textura do alimento.

Revolução alimentar com mais aceitação, evitando rejeições quando sair da papinha.

Dependendo da idade, a introdução do alimento após a papinha gera birras e os pais preocupados com a alimentação não procuram ajuda. Algumas crianças tem dificuldade para deglutir, tendo que procurar fonoaudiólogas em alguns casos.

Procurar ajuda de nutricionista é sempre interessante, mas não exclua de cara esse método. É importante não ser radical, é legal iniciar com esse método antes da alimentação com papinha e ter sempre apoio profissional de nutricionista.

Lembrete: a consistência do alimento deve ser adaptada, mais mole do que servimos para adultos. Dentro disso é necessário ir trabalhando a oferta desses alimentos para a criança: arroz e feijão pode ser servido numa porção mais mole, ou amassados. Com o babador, a criança pode chupar carne, ao invés de só usar o caldo.

Outra grande vantagem é não ter que fazer uma transição muito drástica da papinha para o alimento no prato. Papinhas amassadas misturam sabores, depois é difícil acostumar com o sabor próprio de verduras e legumes. Existem crianças que se acostumam e acabam ficando na papinha e mamadeira até uns 3 anos, algo não muito positivo para a formação alimentar.

Se interessou pelo Método? Conheça nossos modelos de babadores e tente trabalhar com essa metodologia que é indicada por nutricionistas. Clique aqui para comprar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Rolar para cima