Cuidados com as crianças no frio: confira 5 mitos e verdades!

Quem é pai ou mãe, responsável pela criança, já sabe que basta a temperatura baixar um pouco ou o vento ficar levemente gelado para surgirem a tosse ou os espirros. A cada mudança de temperatura, os pequenos sofrem com gripes ou resfriados. Isso acontece porque a imunidade das crianças ainda não consegue protegê-las dos micro organismos que provocam as doenças mais comuns do inverno. Mas quais os cuidados com as crianças no frio?

Neste post, listamos 5 mitos e verdades sobre o assunto. Além de conhecê-los, você vai aprender que nem tudo que os nossos avós nos ensinaram, deve ser seguido ao “pé da letra”. E aí, ficou interessado (a) em conferir o nosso artigo? Então, siga com a leitura!

1. Tenha cuidado para não exagerar nas roupas

Verdade. No caso dos bebês, a melhor opção é vesti-los em camadas. Uma boa dica de cuidados com as crianças no frio é colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Prefira roupas de algodão, pois a lã pode provocar alergias e ressecar a pele. Como as crianças em geral, principalmente os bebês, perdem calor nas extremidades, as mãos, os pés e a cabeça ficam mais geladas. Portanto, ao sair de casa, coloque luvas, meias e gorros.

No entanto, cuidado para não exagerar! Fique de olho na temperatura da criança. Essa dica também vai para os maiores. A temperatura do corpo deve estar entre 36,5 e 37,2 graus. Se seu filho começar a transpirar ou se mostrar irritado sem motivo, pode ser que esteja com calor. Nesses casos, retire uma camada de roupa.

2. Dê banho somente na parte da manhã

Mito. Você já deve ter escutado isso dos seus avós. Porém, na verdade, o melhor horário para dar banho é entre às 15 h e 16 h. No entanto, antes de começar, ligue o chuveiro para vaporizar o ambiente e evite o choque térmico entre a água e a pele da criança, principalmente os bebês. A água deve estar em torno de 37º C. Outra boa dica de cuidados com as crianças no frio é não levar brinquedos para banheira, pois isso pode causar muitas distrações.

3. Evite locais fechados e aglomerados

Verdade. Essa é mais uma dica sobre os cuidados com as crianças no frio. Locais fechados e aglomerados podem ter frequentadores resfriados, gripados ou com algum tipo de doença respiratória mais grave. Por isso, o melhor a se fazer é evitar esses lugares!

4. Esqueça o sorvete, pois dá dor de garganta

Mito. Não há um estudo que comprova que a causa da dor de garganta nas crianças, no frio, é o sorvete. Pelo contrário, a sobremesa é nutritiva e pode fortalecer o organismo dos pequenos. O que realmente causa gripe ou dor de garganta é ter contato com vírus ou bactérias.

5. Ofereça bebidas e sobremesas geladas

Verdade. Essa é outra dica de cuidados com as crianças no frio. Você pode oferecer bebidas e sobremesas geladas, pois não são elas que provocam as doenças respiratórias. O que causam esses problemas são outros fatores, como a imunidade baixa.

Agora que você conhece esses 5 mitos e verdades sobre os cuidados com as crianças no frio, poderá cuidar mais da saúde dos seus filhos, não é verdade? Siga as nossas dicas e curta o inverno bem agarradinha com seus pequenos!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Rolar para cima