Método Montessori na decoração como trazer itens lúdicos para dentro do quarto da criança

Método Montessori na decoração: como trazer itens lúdicos para dentro do quarto da criança

O Método Montessori, idealizado pela pedagoga Maria Montessori (1870 – 1952), busca proporcionar uma autonomia de aprendizagem no desenvolvimento infantil, dando ênfase para a liberdade da criança para aprender e, consequentemente, desenvolver competências físicas, sociais e psicológicas. O princípio básico é que o ambiente favoreça os interesses naturais da criança, organizado para estimular a capacidade intelectual, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade.

Montessori defende que o centro da aprendizagem é a própria criança, e que disponibilizar um local cheio de estímulos impulsionará uma curiosidade natural. O ambiente deve dispor de vários materiais que poderão ser selecionados pela crianças da maneira que ela desejar, sem ter uma influência direta na sua escolha. As atividades devem favorecer a movimentação e o toque, passando da fase de experimentação do concreto para o abstrato. Esses materiais devem ter propriedades como forma, cor, textura, cheiro, barulho, peso e tamanho distintos.

Essa metodologia pode ser perfeitamente aplicada dentro do quarto da criança, possibilitando a autoaprendizagem dentro desse ambiente seguro. Idealizar o quarto com itens que podem facilmente alcançados instiga a exploração e autossuficiência. O ideal é que o quarto disponha de uma cama baixa ou colchão que proporcione a liberdade de movimentação dentro do quarto. Além disso, você pode fixar barras de apoio pelo quarto para a criança poder andar sozinha, sem a ajuda dos pais. Um quarto montessoriano também conta com espelhos bem fixados na parte inferior da parede, para que a criança possa se ver praticando as atividades.

Método Montessori na decoração como trazer itens lúdicos para dentro do quarto da criança

Posicione prateleiras à altura da criança para ela poder alcançar sem problemas. Cestos com brinquedos educativos também podem ser uma opção para essa liberdade de escolha. Uma ótima sugestão também é pintar a parede com tinta lousa, que permite a criança criar diversos desenhos.

O ambiente deve estar bem protegido para a criança não se machucar, evitando a exposição de tomadas e quinas de móveis. Para o conforto maior da criança durante a movimentação no quarto, coloque tapetes e almofadas. A Colo de Mãe tem uma exclusiva Cobra de Plush é perfeita para proteger a criança.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *