Pesquisar

A bolsa estourou, e agora?

A bolsa estourou, e agora? O que você deve fazer?

De repente, um líquido escorre por entre as pernas descontroladamente. Sim, pode acreditar, a sua bolsa estourou. Você está entrando em trabalho de parto e muito em breve estará com seu bebê nos braços.

Essa cena é bem comum em filmes e novelas, mas não é bem assim na vida real. Apenas 10% das gestantes tem a bolsa rompida antes das contrações frequentes, a grande maioria passará por esse processo durante o trabalho de parto.

A bolsa d’água que envolvem o útero é composta por duas membranas e é preenchida pelo líquido amniótico. Sua função é proteger o bebê de traumas e infecções. Após o rompimento da bolsa, o parto ocorre geralmente em até 48 horas.  

O que fazer?

A sensação da bolsa rompida é a mesma de um xixi que desce sem controle. Porém, algumas vezes pode ser em quantidade diferentes. O que para uma mulher será uma enxurrada, para outra pode ser um xixi mais prolongado, com alguns intervalos. O importante é manter a calma.

A primeira coisa a fazer é avisar seu companheiro e seu médico. Em seguida tome um banho prolongado, até que sinta que diminuiu o fluxo. Coloque um absorvente para evitar desconforto com o que ainda pode vir a escorrer e vá para o hospital. Não esqueça sua bolsa de maternidade que já deve estar preparada. Se você foi pega de surpresa, prepare a bolsa para a chegada do bebê e para você.

Quando ir para o hospital?

Ter a bolsa rompida não é sinal de que o bebê irá nascer imediatamente. Caso a gestante não esteja com contrações intensas e frequentes, o parto pode levar algum tempo para acontecer. Porém, a perda de líquido amniótico é sim um sinal de alerta e deve ser avaliado por um médico.

Se a gestante está sendo avaliada e acompanhada por profissionais ela pode permanecer no conforto do seu lar até iniciar as contrações frequentes e intensas. Porém esse período não pode ultrapassar 24 horas desde o rompimento da bolsa d’água, porque o médico deverá administrar antibióticos para prevenir possíveis infecções já que o bebê não está mais protegido pelo líquido amniótico.

O segredo para essa hora decisiva na vida da gestante é: mantenha a calma, tenha pessoas ao seu redor que te deem segurança e controle a ansiedade que irá bater a porta. Manter os pensamentos leves e felizes irá ajudar a passar por todo o processo com mais tranquilidade, afinal sua grande aventura como mãe está apenas começando!

Se você gostou desse post, talvez você também goste dese: Alimentação no Pós-Parto: O que eu como dá mesmo cólicas no bebê?

Já conhece os Wrap Slings da Colo de Mãe? Veja < aqui >

Já ouviu falar em amor condicional? Veja o que nossa especialista diz sobre isso nesse vídeo: 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *